Brasília 51 anos: GDF anuncia detalhes da festa

06/04/2011 14:32

O governador Agnelo Queiroz e o secretário de Cultura do DF, Hamilton Pereira, concederam nesta sexta-feira (8/4) entrevista coletiva para apresentar detalhes sobre a festa de aniversário de Brasília. A programação dos 51 anos da capital federal começou em 2 de abril e segue até 1º de maio, recheada de atrações. Em destaque, a valorização da produção cultural local e das atividades esportivas, com foco na candidatura de Brasília para sediar a abertura da Copa do Mundo de 2014. O objetivo do Governo do Distrito Federal é, além de festejar, reerguer a autoestima do brasiliense.
 
“Nós, que não pudemos comemorar o cinquentenário, temos muitos motivos para festejar os 51 anos da nossa cidade”, anunciou o governador. “O maior legado desse momento que vivemos será o resgate da nossa autoestima, da confiança, da credibilidade, de funcionamento do Estado, das instituições e da valorização da nossa cultura”, avaliou Agnelo Queiroz.
 
Durante todo o mês, serão realizadas ações e festejos em cidades como Gama, Planaltina, Vila Planalto, Taguatinga, Vila Telebrasília, Granja do Torto e Núcleo Bandeirante, além da grande festa na Esplanada dos Ministérios. Para isso, o GDF sozinho investirá R$ 7 milhões e ainda contará com parceiros, como a Petrobrás. Por toda a Esplanada, serão montados quatro palcos, onde se revezarão os cerca de 1,2 mil artistas locais selecionados por meio do edital, além de praças que irão representar todos os brasilienses. A lista completa de artistas será divulgada na segunda-feira (11/04) e a programação será conhecida até o dia 15.
 
Além da programação cultural, neste mês do aniversário da cidade será anunciada uma série de medidas e ações políticas em benefício da população do DF. “Vamos anunciar 300 novas obras, como coberturas nas quadras das escolas, que vão beneficiar 115 mil alunos; reforma completa da Torre de TV, que vai ganhar nova iluminação; e quatro novas unidades de internação no Sistema Educativo de Ressocialização. São muitas obras e nos próximos dias teremos um calendário completo”, anunciou Agnelo Queiroz.
 
 
 
Confira um pouco da programação prevista:
 
Palco Principal: 
 
No Palco Principal, os artistas locais darão o ritmo da festa. Neste ano, foi dada prioridade aos músicos que fazem a cultura da capital federal.
 
 
Ao todo, 150 artistas locais irão se apresentar. A divulgação do resultado das bandas escolhidas em edital sairá na segunda-feira, com prazo para apresentação de recursos. A divulgação final está prevista para quinta-feira (14/04).
 
 
A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro fará um concerto especial com convidados que são referência na cidade como Célia Porto, Rênio Quintas, Eduardo Rangel, Hamilton de Holanda e músicos do Clube do Choro.
 
 
Haverá, ainda, a OSTN com Martinho da Vila, apresentando o Concerto Negro de Leonardo Bruno.
 
 
A apresentação que encerrará a Festa de Aniversário de Brasília terá foco na cultura negra e na música erudita.
 
 

 
Praça da Diversidade Religiosa:
 
Na Praça da Diversidade Religiosa estão programados diversos shows e celebrações das mais diferentes religiões.
 
 
Igrejas evangélicas, católicas, federações de umbanda, terreiros, espiritismo vão dividir o mesmo palco e mostram a diversidade e o respeito que a cidade oferece entre os cidadãos.
 

 
Palco das Crianças: 
 
No Palco das Crianças, haverá apresentações de circo e teatro de bonecos. Os pequenos também contarão com brinquedos, pintura de rosto e pula-pula.
 
 
Para os jovens, o destaque é a Praça da juventude, com os mestres de cerimônia GOG e Ellen Oléria, além de shows de rap, rock e reggae.
 
 
No local, montado próximo à Biblioteca Nacional, haverá grafitagem ao vivo, duas rampas de skate e shows com as bandas In Natura, Raimundos e o rapper GOG. 
 

 
Praça das Cidades:
 
A Praça das Cidades irá valorizar a cultura e os artistas de cada uma das 30 regiões administrativas do Distrito Federal, com 10 horas de apresentações de artistas representantes das cidades.
 
 
Na Praça de Alimentação, haverá mais performances em uma grande praça representando a gastronomia do DF. A população irá degustar, além dos pratos típicos, apresentações musicais nos estilos choro, samba e sertanejo.
 

 
Praça do Complexo Cultural da República:
 
A Praça do Complexo Cultural da República também irá reunir milhares de pessoas em um festival com projeções na cúpula do Museu Honestino Guimarães e tendas de música eletrônica.
 

 
Agenda Brasília na Copa 2014
 
Na grande festa, que vai durar 24 horas ¯ da noite do dia 20 à noite de 21 de abril ¯, na Esplanada dos Ministérios, será lançada a agenda Brasília na Copa 2014, com ações que irão mobilizar a sociedade e todas as áreas do governo para que a capital federal se torne a cidade mais segura, com a melhor infraestrutura e qualidade de vida do país e ofereça a melhor Copa de todos os tempos.
 
“Teremos a Copa do Mundo em 2014, a Copa América em 2015 e sediaremos jogos de futebol das Olimpíadas em 2016. Esse calendário tensiona nossas forças para fazermos a nossa lição de casa e investir em áreas como transporte, saúde, ampliação da rede hoteleira. Queremos que Brasília volte a ser um modelo para o resto do país e a melhor forma de homenagear nosso povo é investir na nossa gente”, afirmou o governador. “Vamos entregar o Estádio Nacional pronto no final do ano que vem, para recebermos a Copa das Confederações em 2013. Nosso estádio foi planejado para ser uma arena multiuso, para que possamos receber grandes eventos esportivos e culturais em Brasília”, completou.
 
O secretário de Turismo, Luis Otávio Neves, anunciou que o setor empresarial também está empenhado em fomentar o turismo no DF, aproveitando a ocasião do aniversário da capital. “Houve promoções de passagens aéreas para Brasília, os hotéis estão oferecendo desconto nas hospedagens durante o feriadão e a Associação dos Restaurantes também vai incentivar a redução de preços durante os dias de festa”, explicou o secretário.
 
Para dar início às ações do mundial de futebol, será montada, na Esplanada dos Ministérios, uma arena com capacidade para 17 mil pessoas. Nela, serão realizadas, durante todo o 21 de abril, partidas de futebol com jogadores que já integraram a Seleção Brasileira e participaram de outras Copas do Mundo, além de artistas, alunos da rede pública e particular de ensino, mulheres indígenas e autoridades locais.
 
“Já confirmaram presença no jogo dos artistas nomes como Gabriel, o Pensador, Felipe Andreoli, Marco Luque, entre outros”, antecipou o governador. “No jogo dos profissionais, confirmamos com Zico, Viola, Vampeta, Dunga, Luizinho, Cláudio Adão, Éder, Paulo Tadeu e Agnelo Queiroz”, finalizou o próprio governador, provocando risadas.
 
Participaram do anúncio: o vice-governador, Tadeu Filippelli; os secretários de Governo, Paulo Tadeu; de Esporte, Célio Renê; de Publicidade, Abimael Nunes; a secretária de Comunicação Social, Samanta Sallum; e o Administrador de Brasília, José Messias. 
 
 
Transparência 
 
A festa Brasília 51 anos faz parte das 13 metas anunciadas, na posse do secretário de Cultura do DF. Demonstra, ainda, a transparência na gestão e na participação ativa dos artistas no processo de construção da política cultural de Brasília.
 
O resultado do edital de seleção dos artistas locais sairá nesta segunda-feira (11/04) e contemplará músicos, bandas, grupos de teatro, de hip-hop, de circo e de cultura popular com residência comprovada no DF. As propostas serão avaliadas por duas comissões de avaliação que será composta por três membros convidados da Secretaria de Cultura.
 
Além disso, no próximo domingo (10/04), o Governo do Distrito Federal fecha os primeiros 100 dias de governo com um balanço que também faz parte das comemorações dos 51 anos da capital federal.


Crie um site grátis Webnode